sábado, 15 de maio de 2010

ER 11 - EUCALIPTOS



ER11 – EUCALIPTOS
Instrutor: Diretor Availdes Santos
Lider Master em Desbravadores
(Especialidade aplicada na caminhada do clube Terras dias 10 e 11/04/2010)

INTRODUÇÃO
Também considerada como “ouro verde” do campo, o Eucalipto é uma arvore que está presente em vários países do mundo como floresta cultivada ou nativa.

ORIGEM
O eucalipto é uma das espécies de arvores do gênero Eucalyptus, um grupo de arvores da família Myrtaceae, que são plantas que exalam perfume das folhas e flores. Seu nome vem do grego e significa “Bem coberto” isso porque sua flor tem uma espécie de capa que protege os grãos reprodutores da planta.

Existem mais de 700 espécies da arvores e a Austrália é a região de origem desta planta onde sua floresta é composta quase 100% desta planta. Florestas nativas de eucalipto também podem ser encontradas na Nova Guiné, Indonésia e sul das Filipinas. Por ser uma arvore que se adapta em qualquer clima pode-se encontrar eucalipto em vários países como Portugal, Brasil, Chile, Uruguai, Argentina como floresta cultivada. A prática de cultivar eucalipto é chamada de silvicultura e quem a pratica chama-se silvicultor, na Tasmânia essa arvore é tida como madeira de lei pelas madeireiras.

Sua altura adulta varia entre 20 a 80 metros, mas pode ser maior ainda, a maior arvore já registrada no mundo era um Eucalipto centenário que sua altura equivalia a um prédio de 40 andares, na época em que foi medida ela tinha tinha 132,2 metros, mas acredita-se que quando jovem chegou a ter 150 metros.

CARACTERISTICAS DAS FOLHAS E CASCA
O eucalipto tem folhas ovais ou arredondadas quando jovem, mas quando adulta pode ter varias formas, elas são resistentes e é coberta por glândulas que guardam uma espécie de óleo.
A casca da arvore (também chamada de Súber)do eucalipto passa por cinco fases e cada uma dura aproximadamente 1 ano, a primeira é (1)quando ela apresenta casca fendidas e grossas porem meia que esponjosa, (2) depois essa casca fendida se torna dura tendo uma coloração vermelha, (3) depois essa casca começa a finar e dar uma aparência de mosaico a planta, periodo que dizemos que ela esta tesselada, (4) nessa fase a casca passa a ser curtas e mais finas, até chegar ao (5) ponto em que ficam encaracoladas podendo ser aderentes ao caule ou não.

A PLANTA NO BRASIL
Alguns dizem que as duas primeiras mudas do eucalipto foram plantadas no Jardim Botânico no Rio de Janeiro em 1824 e que no Rio Grande do Sul Frederico alburqueque plantou a primeira muda em 1868, mas o primeiro cientista brasileiro a se interessar pelo estudo da planta foi Edmundo Navarro de Andrade em 1909, na época ele trabalhava na empresa paulista que construía ferrovias, e o eucalipto era usado como base dessas estradas de ferro. Hoje as maiores beneficiadoras da planta no Brasil é a Veracel celulose, Aracruz Celulose e a Susano Celulose, a Veracel Celulose tem um viveiro de mudas em Eunápolis/Ba com capacidade para produzir 23 milhões de mudas por ano.



O OLEO DO EUCALIPTO
O óleo do eucalipto geralmente incolor ou amarelado tem sabor ácido e picante com um aroma intenso, sendo chamados de óleos voláteis e/ou essência geralmente retirada das folhas, e nesse óleo, há uma composição de 50 a 100 componentes . das mais de 700 espécies da arvores apenas 200 foram estudadas com relação ao óleo e dessas apenas 20 espécies de arvores tem óleo que são usados com fins comerciais.
O óleo é dividido em três grupos de acordo com seu uso sendo:
a)       Óleos medicinais; usado para fabricar produtos farmacêuticos como: inalantes, estimulantes de secreção, higiene bucal ou simplesmente aromatizantes, 14 espécies de eucaliptos produzem esse tipo de óleo medicinal, no Brasil a principal espécie explorada para esse fim é o eucalyptus globulus e a smithii.

b)      Óleos industriais; usado nas diversas áreas da indústria como: solventes, desinfetantes e outras, 4 espécies de eucaliptos produzem esse tipo de óleo industrial. No Brasil não há uma espécie especifica de exploração para esse fim.

c)       Óleos para perfumaria; Usado para fabricar perfumes, 3 espécies de eucaliptos produzem esse tipo de óleo para perfumaria, no Brasil as principais espécies explorada para esse fim são o eucalipytus citriodora e o staigeriana.
O processo de extração do óleo é feita em destilarias, com caldeiras, condensador, coletor e separador de óleo e outros equipamentos.

OUTRAS UTILIDADES DO EUCALIPTO
Alem da extração do óleo, eucalipto é explorado para a produção de papel, carvão, produtos de madeira como: palito de fósforo, picolés, de dente, portas e janelas, morões de cercas, madeira para telhados.
A floresta cultivada de eucalipto leva em media 8 a 15 anos para ser explorada.
O eucalipto prouvê alimento e sombra para os animais e principalmente pássaros.

Fontes bibliográficas;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucalipto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Myrtaceae
http://www.veracel.com.br/web/pt/florestais/manejo_viveiro.html
http://www.aracruzresponde.com.br/site/secoes/edicaoAtual.asp
http://www.aracruz.com.br/eucalipto/pt/eucalipto.html
http://www.achetudoeregiao.com.br/Arvores/eucalipto.htm
www.ipef.br/publicacoes/docflorestais/df17.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.